Skip to content

Facebook divulga medidas para combater a disseminação de notícias falsas

novembro 30, 2016

O Facebook anunciou medidas para evitar a propagação de notícias falsas em sua plataforma. A decisão foi tomada após a rede social ser acusada de influenciar no resultado das eleições norte-americanas. O número elevado de notícias com informações errôneas pode ter beneficiado o candidato eleito, Donald Trump.

facebook-3O CEO Mark Zuckerberg afirmou que apenas uma quantidade muito pequena das notícias é falsa, e que mais de 99% do que é publicado no Facebook é verdadeiro. Para combater a disseminação de informações incorretas, o Facebook decidiu não mostrar anúncios de sites que incluam esse tipo de informação. Para identificar esses sites, mudanças serão feitas na ferramenta Audience Network, serviço de publicidade que aceita ou rejeita a promoção de links.

Além disso, o Zuckerberg divulgou no seu perfil um texto que apresenta sete medidas para combater a disseminação de informações falsas:

  1. Desenvolver sistemas técnicos eficientes: “A coisa mais importante que podemos fazer é melhorar nossa capacidade de apontar informação falsa. Isso significa sistemas técnicos melhorados para detectar o que as pessoas vão sinalizar como falso antes que eles façam isso sozinhos.”
  2. Facilitar o processo de denúncia de notícias falsas: “Fazer com que fique muito mais fácil para as pessoas reportarem histórias como falsas nos ajudará a pegar mais desinformação rapidamente.”
  3. Parcerias com organizações de checagem de dados: “Há muitas organizações de ‘fact checking’ respeitáveis e, apesar de termos feito contato com algumas, planejamos aprender com muitas outras.”
  4. Sinalizar links que foram denunciados como uma notícia falsa: “Estamos tentando identificar histórias que tiverem sido sinalizadas como falsas por ferramentas terceirizadas ou pela nossa comunidade, e mostrar avisos quando as pessoas lerem ou compartilharem”
  5. Aumentar a exigência de qualidade para os links relacionados: “Estamos melhorando a qualidade das histórias que aparecem nos artigos relacionados abaixo dos links no Feed de Notícias.”
  6. Dificultar o lucro dos sites com notícias falsas com anúncios: “Muita desinformação é bancada por spam com motivações financeiras. Estamos procurando formas de destruir as economias compolíticas de publicidade como a que anunciamos no começo desta semana, e melhorar a detecção de fazendas de publicidade.”
  7. Trabalhar em parceria com jornalistas: “Vamos continuar trabalhando com jornalistas e outros na indústria de notícias para obter suas ideias, em particular, para entender melhor seus sistemas de checagem e aprender com isso.”

O CEO finaliza dizendo que ele e sua equipe sempre trataram esse assunto com seriedade. “Entendemos a importância desse assunto para nossa comunidade e estamos determinados a resolver isso”.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: