Pular para o conteúdo

Você já ouvir falar sobre a curadoria de conteúdo?

outubro 20, 2015

curadoriaA etimologia do termo curadoria está ligada ao ato de zelar, vigiar, curar por algo. Identificamos um curador como o profissional responsável pela organização, montagem e coordenação de museus, galerias, exposições ou projetos. Tradicionalmente, o termo vincula-se a atividades de seleção, organização e apresentação a partir de qualquer parâmetro. Com o crescimento de uma sociedade informatizada, inicia-se a utilização de um curador em ações relacionadas a organização de dados, tornando-se um importante “ciber-significado”.

Estima-se que o conteúdo produzido e publicado na internet cresça significantemente a cada dia. O volume de informação trouxe a necessidade de um profissional que pesquise, gerencie e selecione o conteúdo necessário dentro de uma grande quantidade de informação: o curador de conteúdo. A utilização do conceito curadoria de conteúdo é relacionada a ação de filtrar, categorizar, organizar e compartilhar o conteúdo relevante dentro de um volume de dados.

O conceito ainda é novo, pois nota-se um crescimento de pesquisa pelo termo a partir do ano de 2011, segundo o Google Trends. A curadoria de conteúdo vem para transformar a ideia de pesquisa e compartilhamento de informação e, certamente, se tornará uma atividade indispensável entre os profissionais de comunicação e áreas relacionadas.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: