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O fenômeno das mães no Instagram

março 4, 2015

instagram materno20 mil seguidores em seis meses, 17 mil comentários, 135 mil likes em postagens. Estas foram as marcas que o perfil @maternidadesimples no Instagram conquistou no mês de fevereiro. Mesmo tendo um blog de maternidade há quase sete anos, foi só há seis meses que passei atuar com o tema na rede de fotos. E devo confessar que fiquei impressionada com o crescimento do perfil, principalmente considerando que se trata de um hobby, que “faço quando dá”.

Neste tempo de Instagram, notei que mães são um nicho muito forte na rede, assim como fitness e teen, tornando-se influenciadoras e formadoras de opinião. Existem diversas blogueiras do mundo materno que reúnem mais de cem mil seguidores, além de centenas e centenas de perfis com esse foco: blogs maternos, mães com “nomes comerciais” (que já remetem ao tema) e mães comuns, mas que falam sobre seus filhos, compartilham dicas e acabam reunindo seguidores interessados no seu dia a dia.

Hoje, com base nestes seis meses de Instagram, foi possível levantar um perfil das postagem que mais interessam o público:

post31) Conteúdo lúdico: piadas, descrições engraçadas e insights cômicos da vida de mãe. São os mais compartilhados, curtidos e indicados (seguidores marcam amigos).

2) Situações pessoais: confissões, dilemas, problemas. Seguem em segundo lugar como os mais curtidos e ganham na quantidade de comentários pessoais (concordando ou discordando).

3) Frases e conteúdos motivacionais. São bastante curtidas e indicadas, ainda que não superem as situações citadas acima.

4) Fotos pessoais das minhas filhas. São muito curtidas.

post25) Conteúdo informativo: sobre saúde, bem estar, desenvolvimento etc. São bastante curtidas, mas como cada assunto atende a um nicho específico (faixa etária do filho, gestação e outros fatores limitantes), as curtidas acabam sendo menores, atingindo aos seguidores que precisam necessariamente daquela informação.

Dentre as estratégias utilizadas pelo @maternidadesimples estão:

– produção de posts com conteúdo já nas imagens, evitando legendas enormes;
– desenvolvimento gráfico cauteloso, buscando posts atraentes;
– busca criteriosa de informação com profissionais e dados oficiais de órgãos de classes para todo conteúdo relacionado a saúde e desenvolvimento;
– marcação de fotos buscando a não remoção do crédito em caso de compartilhamento de print;
– quando há oportunidade, comentários relevantes em perfis influentes;
– compartilhamento (repost) de conteúdo de outros perfis semelhantes, criando uma rede de apoio entre pessoas com o mesmo objetivo;
– busca profissionais que têm perfil no Instagram para servirem de fonte para os posts, pois isto também gera compartilhamento de conteúdo e citação nestes canais;
– curtidas de fotos do público-alvo.

post1Coisas que o @maternidadesimples não faz:

– seguir todo mundo que pode ser o público-alvo;
– pedir indicação para outros perfis;
– usar qualquer método de aquisição de seguidores (comprar ou usar hashtags que prometam seguidores ou likes).

Vale lembrar que não existe fórmula mágica. Isto é o que tem funcionado para o @maternidadesimples. Dentre tudo isto que é feito, acredito que o principal é a essência com que o perfil foi criado: não competir e, sim, compartilhar. Porque eu acredito que a maternidade fica muito  simples quando a gente troca experiências.

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