Pular para o conteúdo

Não o fim, mas o começo!

junho 17, 2014

Imagem

A história da imprensa no nosso país inicia com a chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808 e a criação da Impressão Régia pelo príncipe-regente Dom João, para imprimir com exclusividade todos os atos normativos e administrativos oficiais do governo. Naquele mesmo ano também foi lançado o primeiro jornal do Brasil chamado Gazeta do Rio de Janeiro.

De lá para cá, não só o número de jornais impressos cresceu no país – atualmente contamos com 722 jornais brasileiros em circulação segundo dados da Associação Nacional de Jornais – ANJ – como os meios de comunicação se diversificaram.

O advento da Internet chegou a proclamar o fim dos jornais impressos, assim como a chegada dos vídeos-cassetes anunciavam o fim dos cinemas…

Nem uma coisa nem outra aconteceram. Nada desapareceu, pelo contrário, pesquisas americanas demonstram que no caso dos jornais, por exemplo, o número de circulação diária aumentou 3% em 2013.

A chegada de novos meios de comunicação não trouxe o fim, mas o começo de uma nova forma de pensar a comunicação. Assim como em qualquer mercado, a concorrência é extremamente benéfica para o público final, já que ela estimula as empresas a investirem e a inovarem seus produtos.

Somos nós que estamos saindo ganhando com as novidades e diversidade dos meios de comunicação. Tomara que a história da imprensa no nosso país que continuará a ser escrita traga mais capítulos de reciclagem e renovação, para continuar contribuindo cada vez mais na formação de uma sociedade informada, esclarecida e, consequentemente, educada!  

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: