Pular para o conteúdo

Definir personas: estratégia necessária para atuação em comunicação  

maio 29, 2014

branding-persona-599x178Quando trabalhamos com content marketing e com redes sociais uma das estratégias recomendadas é a definição de personas. Mas o que isso quer dizer? A persona nada mais é do que uma personificação de quem é o seu público-alvo. Deve ser um dos primeiros passos em um planejamento de conteúdo.

Para chegar ao personagem fictício é preciso conversar com clientes, com o suporte, com o pessoal interno da empresa e fazer estudos. Não é uma mera suposição. Entreviste pelo menos entre 6 a 10 pessoas. Com base em sua pesquisa, defina características como a idade, onde mora, com o que trabalha, o que gosta de fazer etc. Quanto mais informação, melhor. Depois, dê um nome pra ela. Se você tiver um público-alvo muito diferente você pode construir mais de uma persona.

Agora, com sua persona definida ficará mais fácil – além de muito mais divertido – pensar nos conteúdos. É muito mais assertivo escrever sabendo que sua persona se chama Ana Maria, tem 27 anos, trabalha com moda, é viciada em séries de tv e gosta de fazer viagens exóticas do que pensar em um público genérico – mulheres entre 20 e 30 anos. Avalie, em cada caso, com qual periodicidade a pesquisa para a construção de seu personagem deve ser refeita. Afinal, se as pessoas mudam, sua persona também irá precisar se adaptar.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: