Pular para o conteúdo

Por que o alcance da minha página no Facebook diminuiu?

abril 4, 2014

alcance facebookNo final de 2013 o Facebook mudou seu sistema de algorítimo. Com isso, uma publicação em uma fan page passou a ser mostrada para apenas 1% a 2% da sua base de fãs. E por que o Facebook fez isso? Fez porque a rede prioriza a experiência do usuário. Então, com a enxurrada de posts de propaganda, sem conteúdo, a rede percebeu que os usuários estavam ficando menos interessados. Além disso, claro, porque assim as empresas precisam recorrer aos posts impulsionados e aos anúncios de página, aumentando a receita do Facebook.

E, agora, o que fazer? Em busca dessa resposta assistimos ontem (03/04), na Aldeia Coworking, a uma palestra com o tema: “Cara, cadê meu alcance?”, que trouxe profissionais gabaritados aqui de Curitiba – Fernando Kanarski, Marcos Giovanella, Fernanda Musardo, Luísa Barwinski e mediação de Álvaro Borba –  para discutir o assunto. O consenso entre os profissionais é investir em conteúdo. A linha de pensamento é a seguinte, se o Facebook é uma rede focada no interesse do usuário, a atuação da minha empresa também precisa ser. Ou seja, leve informações relevantes para seu fãs e crie posts que gerem interação. Assim, o Facebook vai entender que, se aquele post está sendo curtido, compartilhado, é porque ele deve ser relevante. Resultado: irá mostrá-lo na timeline de mais pessoas.

Além disso, o ideal é disponibilizar uma parte do orçamento do cliente para os posts patrocinados. Se você juntar conteúdo interessante e ainda puder impulsionar a publicação, os resultados de alcance e interação poderão, sim, voltar a serem os mesmos de antes da mudança.

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: