Pular para o conteúdo

Reconhecimento de um exímio correspondente de rua

setembro 6, 2013
by

O Prêmio Maria Moors Cabot, oferecido pela Universidade de Columbia, nos EUA, concede uma medalha como reconhecimento do trabalho exercido pelo jornalista durante sua carreira. No dia 5 de Setembro de 2013, Mauri König foi o escolhido. No caso, devido ao conjunto da obra dos seus 23 anos de jornalismo.

Já em 2012, recebeu o Prêmio Internacional de Liberdade de Imprensa, que reconhece o trabalho de jornalistas que arriscaram suas vidas e foram coagidos por conta de suas reportagens. Não à toa, afinal, König parece jamais ter medido esforços para fazer suas denúncias, a exemplo do que precisou passar para concluir a reportagem Dossiê Paraguai, especificamente dia 19 de novembro de 2000, quando foi espancado quase à morte por três militares.

No mais, em seu repertório constam dois prêmios Esso (Regional Sul), dois Embratel (Regional Sul), dois Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos e dois Lorenzo Natali. Além dessas condecorações, é autor do livro Narrativas de um Correspondente de Rua, lançado em 2008, que reúne 15 reportagens e comentários mostrando o grande esforço necessário antes da conclusão dos textos.

Não há como ser imparcial quando se trata de König. Graduado em Letras e Jornalismo, ele nos apresenta uma escrita fluída, num conjunto muito informativo. Não obstante, seus textos ainda são absolutamente consideráveis devido à enorme importância social de suas reportagens investigativas. Certamente um exemplo a ser seguido.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: