Pular para o conteúdo

O Ex-Estranho, de fato

agosto 26, 2013
by

Tratando de Paulo Leminski, é aceitável um texto fora do padrão?

Começando pelo fim: Leminski morreu aos 44 anos de idade, em 1989, com o agravamento de uma cirrose hepática que o atormentou por tempos. Foi um assíduo boêmio nos idos de 1980. Ademais, era poliglota, faixa-preta em judô e muito dado à cultura japonesa. E poeta, romancista, professor e biógrafo, claro.

Talvez Leminski tenha sido um estranho para si mesmo por toda a vida, mas fora um ícone para a nação. Começou com edições regionais de seus poemas, feitas com dinheiro do próprio bolso, para depois ganhar todo o território com a edição de Caprichos e Relaxos, em 1983, pela Editora Brasiliense. O livro lhe rendeu o topo das paradas, como dizem, fora best-seller. Despediu-se com Distraídos Venceremos, de 1987, pouco antes de partir. Afirma Alice Ruiz, que fora esposa do polaco, que ele sabia que lhe restava pouco tempo e estava reunindo poemas para um próximo livro. O resultado foi La Vie En Close (1991) e Ex-Estranho (1996), ambas publicações póstumas, mas com o “selo de qualidade” do poeta.

Hoje, Leminski volta à tona a partir do livro Toda Poesia (editado pela Companhia das Letras, também best-seller, tendo inclusive desbancado o fenômeno 50 Tons de Cinza), e pela exposição Múltiplo Leminski. Com a curadoria de Alice Ruiz e assistência de Áurea e Estrela Leminski (esposa e filhas, respectivamente), a exposição recebeu 192 mil pessoas nos 8 meses que esteve no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Já no Ecomuseu de Itaipu, em Foz do Iguaçu, recebeu 34 mil pessoas em trinta dias – e ainda está disponível. Depois de Foz do Iguaçu, a exposição ainda deve rodar vários estados brasileiros.

Tornou-se, enfim, o ex-estranho, de fato.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: