Pular para o conteúdo

Se um dia. E hoje?

agosto 16, 2013
by

Se um dia a máxima qualidade de som era extraída de um vinil, a escrita de uma pena molhada em tinta, a foto de primeira linha de uma Polaroid e a carta chegava à cavalo, hoje temos o mp3, a caneta descartável, celulares que fotografam e filmam e a internet (que engloba toda a facilidade de obter informações e acesso a conteúdo multimídia). Até onde vai o lado benéfico dessa facilidade de obter tudo o que desejamos através de uns cliques?

Não só ao entretenimento é destinada essa ferramenta cibernética. Através de um fenômeno contemporâneo caracterizado virtualização, é possível levar o mundo palpável ao virtual e criar conexões mundiais ou banco de dados imensuráveis (denominados hipertextos). Quem discorre sobre isso é Pierre Lévy, em seu livro “O que é virtual?”.

Esse montante, a internet e celulares que parecem frutos de ficção científica, acaba por afetar violentamente o exercício de uma profissão (ou seria ofício?) que remonta o Império Romano: o jornalismo.

Se Júlio César informava o povo através da Acta Diurna sobre suas conquistas, vitórias, hoje temos o movimento dito Mídia Ninja para nos passar gravações transparentes (em tempo real e sem edições) acerca da ação do povo na rua. É preocupante falar sobre transparência, pois a partir do momento que a informação se vinculou ao capital, é necessário policiar o que consumimos.

Se um dia houve o clássico Narrador descrito por Walter Benjamin (da Escola de Frankfurt), o mero contador de histórias, hoje temos a monetização da informação e a transparência do que é benéfico para uns e exclui outros.

E se repensarmos diariamente o fazer jornalístico atual?

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: