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Netcitzens

novembro 22, 2011

Você sabe o que são netcitzens? Não com este nome, mas talvez você conheça alguém ou até mesmo seja um deles.

Os netcitzens são indivíduos multitarefas, bem informados, críticos, impacientes e que gostam de compartilhar informações interessantes. Com a evolução da internet, esse perfil tem se tornado cada vez mais comum na sociedade. Mas os netcitzens não exercem a mesma função quando se trata de informação. Em uma escala de engajamento, eles podem ser divididos em: moderadores, produtores, comentadores, compartilhadores e espectadores.

Os moderadores são usuários engajados e moderam o conteúdo produzido por outros usuários; geralmente estão participando da gestão de uma comunidade ou fórum. Os produtores, como sugere o nome, produzem os textos e disseminam o conteúdo em suas redes. Já os comentadores, avaliam ou fazem críticas sobre produtos e serviços, comentando e contribuindo em outros canais. Os compartilhadores interagem com o conteúdo por meio das ferramentas de compartilhamento. Por fim, os espectadores são aqueles usuários que leem as informações de outros usuários, sem interferir ou modificar.

E por que é importante conhecer esta classificação? Em primeiro lugar para saber onde você está e em qual perfil se encaixa. É claro que nas redes sociais exercemos um pouco de cada papel. E as empresas que estão nas redes sociais não podem restringir suas atividades à leitura ou ao compartilhamento. Neste caso, a palavra de ordem é interação.

Em segundo lugar, conhecer as características dos usuários e como eles se comportam diante das informações é fundamental na hora de definir as estratégias e o posicionamento da sua marca no ambiente on-line. Dentro do universo dos netcitzens, apenas 1% produz conteúdo, 9% compartilham e 90% são espectadores. Por isso, suas informações devem ter conteúdo relevante, para serem disseminadas e então atingirem o público-alvo. O processo parece simples, mas não é. Influenciar pessoas requer credibilidade e conhecimento: não basta jogar a informação ao vento muito menos observar os consumidores pela tela.

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