Pular para o conteúdo

Instagram: você está preparado para este click?

outubro 5, 2011

* Por Maíra Vieira

O Instagram é um aplicativo que proporciona aos usuários a chance de compartilhar com sua rede de contatos imagens que, a partir de diversos filtros, tornam-se quase obras-primas, possibilitando um olhar único e customizado à experiência. Ao publicar uma foto, o usuário divide seus sentimentos e preferências com a rede, construindo sua identidade digital e revelando em segundos alguns momentos de sua vida.

O aplicativo disponível apenas para iOS – famoso pelo uso em iPhones – em pouco tempo conquistou a atenção de pessoas em todo o mundo e, claro, de empresas que já perceberam a importância de estar lado a lado com o público-alvo, esteja ele onde estiver. A rede com pouco tempo de existência já somou mais de 150 milhões de fotos compartilhadas. E é neste palco, em que cerca de nove milhões de usuários publicam diariamente mais de um milhão de imagens, que algumas marcas também apresentam seu show.

Um dos fatores que garante que um aplicativo faça sucesso no ambiente digital é, sem dúvidas, a facilidade de utilização e compreensão dos usuários. Nesse contexto, o Instagram revoluciona as possibilidades de compartilhamento de fotos pela web e reforça as tendências de busca por novos canais de distribuição de conteúdo de interesse dos consumidores.

Melhores condições de renderização das fotos e novos filtros foram lançados na última terça-feira 20/09, na versão 2.0, em comemoração ao aniversário do aplicativo. As mudanças devem garantir novos adeptos e ainda mais sucesso à rede, aumentando também o universo de oportunidades a serem exploradas pelas empresas.

A Starbucks, com mais de 25 milhões de fãs no Facebook, saiu na liderança mundial no uso corporativo do Instagram. Com fama de marca mais citada também no Twitter, o compartilhamento de fotos com a #starbucks rapidamente ultrapassou mais de mil menções na rede de fotos.

No Brasil, a Levi’s também aderiu à rede como estratégia de fortalecimento de marca. Com publicações compartilhadas também no Twitter, além de publicar fotos das novas coleções, posta imagens de pessoas comuns vestindo roupas da marca. Para aproximação com o público, investe ainda na comunicação bilateral, curtindo também as fotos de outros perfis, aumentando as possibilidades de interação com o consumidor e não apenas como gerador de informação.

A Cyrela, que tem em seu perfil no Facebook quase nove mil seguidores atraídos por apps como o “Corretor Online” e “Encontre seu Cyrela”, apostou também no Instagram como plataforma para engajamento dos consumidores na promoção #decoraminhacasa.  Convidados a tirar fotos através do aplicativo, os participantes concorreram a um projeto de decoração e um prêmio de dez mil reais para a foto mais curtida na rede. Foram mais de 916 votos só pelo Instragram e 7.047 votos no Facebook.

Outra novidade a ser explorada pelas marcas no Instagram é o Instafood, um serviço de ações promocionais online, que premia as melhores fotos compartilhadas pelos usuários sobre um determinado tema escolhido, a partir da divulgação da hashtag Instafood associada à hashtag da ação. As fotos vencedoras são premiadas pelos patrocinadores da “missão” e, as marcas são estampadas no banner de divulgação das campanhas. Uma nova alternativa para as empresas, que se projetam através da ação e se mantém próximas dos usuários da rede e, consequentemente, possíveis consumidores, ganhando visibilidade com a repercussão.

Com a gigantesca oferta de conteúdo e opções segmentadas no ambiente online, são inúmeras as possibilidades de proporcionar aos consumidores condições reais de relacionamento e, cabe às marcas, perceberem essas nuances e aproveitarem as tendências e os canais inovadores para suas ações. Proporcionar aos usuários experiências alternativas através das redes sociais é fundamental para a integração das estratégias de posicionamento em um mundo em que a palavra de ordem é compartilhamento, seja de matérias, vídeos, ou claro, fotos.

Neste ensaio fotográfico do mundo online, em que as grandes marcas têm deixado suas impressões digitais, transformando o aplicativo em um verdadeiro fenômeno social, quem ficar de fora pode perder grandes oportunidades de próximos clicks.

* Maíra Vieira, publicitária com foco em convergência, é analista de comunicação do núcleo de varejo e indústria da MITI Inteligência www.miti.com.br.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: