Pular para o conteúdo

Redes sociais: monitorar e gerenciar

maio 20, 2011

O consumidor está cada vez mais ativo nas redes sociais e usa esses canais como referência na compra de um produto ou um serviço. Muitas vezes, são essas mídias que ele escolhe para reclamar de sua experiência insatisfatória com uma empresa ou marca.

 Um caso que teve grande repercussão recente foi a oposição do público à coleção Pelemania da Arezzo. Depois de lançar no mercado produtos que usavam peles de animais – como raposas, ovelhas e coelhos -, a marca enfrentou diversos problemas com consumidores, mesmo alegando que o uso de peles é tendência mundial e que o desenvolvimento dos produtos passava por todos os processos legais de regulamentação e documentação.  Quatro dias após o lançamento da coleção, #Arezzo se tornou trending topic no Twitter e, no dia seguinte, decidiu retirar a coleção do mercado. 

Uma semana após a decisão da marca, a MITI Inteligência (www.miti.com.br) fez um monitoramento de cinco dias – 26 a 30 de abril – para avaliar o buzz sobre a Arezzo nas mídias sociais. Com uma repercussão três vezes maior que a soma de interações de quatro concorrentes, a empresa atingiu  mais de 1.900 citações. Delas, mais da metade (51%) falava sobre a polêmica coleção Pelemania. No Facebook, por exemplo, a quantidade de fãs da página ‘Boicote a Arezzo’ ultrapassou a página oficial da marca em mais de mil usuários.

Confira gráfico sobre as interações nas redes sociais

Categorias das menções sobre Arezzo nas redes sociais - "Crise" se refere ao caso Pelemania

 “Ignorar o consumidor nas mídias sociais não é uma opção. As empresas não podem esquecer o poder que os usuários ganharam na era da web 2.0. Hoje, eles detêm parte da credibilidade da marca em suas mãos”, comenta Elizangela Grigoletti, gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: