Pular para o conteúdo

Foursquare: onde sua empresa está?

abril 18, 2011

Em 2011, a rede social de geolocalização que cresceu 3.400% em 2010, já está encontrando espaço nas estratégias de comunicação das empresas brasileiras.  Isso porque mais do que uma mídia social, o Foursquase também está sendo visto como um espaço virtual em que é possível avaliar o comportamento dos usuários em relação ao mercado.

O usuário, quando faz o “check-in” em algum estabelecimento por meio do canal, faz comentários, elogios, críticas ou compartilha com sua rede social o que está fazendo no local. É a opinião direta do público ao alcance das empresas. Além disso, a divulgação da marca chega a todos os contatos deste consumidor.

Para estimular os clientes a realizarem o “check-in” e compartilharem por suas redes sociais – Twitter, Facebook, etc -, as empresas realizam diferentes promoções. No Brasil, o Spoleto, rede de fast-food italiana localizada no Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba, está realizando uma promoção que garante uma refeição grátis na sexta-feira ao “mayor” –  “prefeito” , o usuário que apresenta maior número de “check-in” em um local.

A livraria Saraiva também realizou uma promoção em que o usuário do Foursquare que fizesse “check-in” na loja e apresentasse o ingresso para o show da Banda U2, que ocorreu nos dias 10 e 11, ganharia uma palheta especial da turnê 360°. São estratégias que mostram que a rede ainda tem muito espaço para crescer no Brasil.

Nos Estados Unidos, a Pepsi inovou e realizou uma promoção solidária, em parceria com o Foursquare: para cada ponto que o usuário ganhasse – realizando “check-in” em estabelecimentos diversos – a Pepsi doaria 4 cents a uma instituição beneficente.

E se ainda havia dúvida que os usuários estão envolvidos nessa rede, não há mais. De acordo com o Google Insights, nos últimos doze meses o número de buscas da palavra-chave Foursquare praticamente dobrou em todo o mundo. São milhares de usuários prontos para fazer o “check-in” no seu estabelecimento, como você irá recebê-los?

* Por Elizangela Grigoletti, jornalista e gerente de inteligência e marketing da MITI Inteligência, empresa de soluções em inteligência de mercado. www.miti.com.br.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: