Pular para o conteúdo

A – falta de – credibilidade da mídia

setembro 15, 2010

Quando se fala em imprensa, é interessante ver que há dois extremos: ainda existem aqueles que confiam cegamente nos meios de comunicação de massa e, há ainda, os frankfurtianos, defendendo que tudo o que a mídia fala é manipulado.

Nesse mês, fui dar uma palestra sobre jornalismo para alunos da 7ª série da escola Ceduca, convidada pela professora de Geografia, Letycia Mangoni. Orientada por ela, a turma está planejando montar um jornal da escola e fui lá para ajudar a dar um ponta-pé inicial no projeto.

Comecei com o clássico “o que é notícia?”, falando sobre a escolha e a hierarquização das notícias, usando os critérios básicos do jornalismo. Quando estava falando sobre a escolha de fatos que atinjam o maior número de pessoas, perguntei quantos deles usavam o Orkut. Como uns 90% deles levantaram as mãos, sugeri que poderia ser interessante falar sobre os benefícios das redes sociais, mas também sobre os perigos que estão na internet. Logo, um aluno falou: “Mas a gente só pode falar das coisas boas porque, se falarmos das coisas ruins, nossos pais vão ler e não vão mais deixar a gente usar o Orkut”.

E eu perguntei: “Mas e a imparcialidade jornalística? Você não pode falar só um lado da história” e ele arrematou: “A mídia faz isso todo o dia!”. Confesso que achei engraçado ouvir isso de um garoto de 13 anos…

De qualquer forma, aproveitei o gancho para entrar na segunda parte da palestra, falando sobre a responsabilidade do jornalista e sua objetividade, imparcialidade e obrigação de sempre checar as informações. Um bom exemplo recente da falta de cuidado dos jornalistas foi a história do restaurante canibal brasileiro Flimé, que abriria uma filial em Berlim, e cuja história repercutiu em todo mundo no mês passado. Confira o caso.

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: